terça-feira, 2 de março de 2010

A Resiliência no verdadeiro espírito Madeirense


Algures, alguém disse que o "esquecimento" era o melhor mecanismo que o ser humano desenvolvia para enfrentar as adversidades e seguir em frente.

Pode até ser uma visão "poética" da situação. O certo é que, para ultrapassar determinadas situações e seguir em frente é preciso mesmo uma determinada dose de "esquecimento". Não um "esquecimento" que nos afaste da dor dos "nossos irmãos" falecidos em plena catástrofe e daqueles que sofreram e ainda sofrem na pele as consequências dos últimos acontecimentos, mas um "esquecimento" que nos faça sair desta letargia que se apoderou de nós todos, própria de quem viveu um autentico pesadelo.

Estou em crer que a limpeza das ruas, lugares e habitações, é somente a parte "visível" do tal "esquecimento" que precisamos para seguir de facto em frente. A todos os que têm contribuído para que isso mesmo seja uma realidade de facto, não nos devemos cansar de agradecer profundamente!
Estou plenamente convicto que o espírito resiliente dos madeirenses ultrapassará mais este período negro da sua história.

A todos os que por aqui passam, e que, de tantas formas manifestam a sua força, a sua solidariedade, agradeço do fundo do coração.

5 comentários:

  1. querido amigo Ilidio.
    sei que tu tens força, para tudo isso, e todo o povo que vive aí também, pois nada acontece que seja maior que nossas forças....temos sim pernas, braços, mente fortes para nos reeguer e seguir em frente, esquecendo a nossa dor e pensando no outro; é assim que conseguimos ajudar e nos ajudar...
    em breve será uma lembrança dolorida sim, mas uma lembrança,... pois a propria vida se encarega de empurar-nos avante....

    luz para ti alimentar o espirito tão necessitado nestas horas.
    um grande abraço(do tamanho do mundo)

    Rosan

    ResponderEliminar
  2. Amigo, depois das imagens da tragedia, marcaram-me a forca e a coragem dos madeirenses, que logo deitaram maos a obra.

    Abracos fraternos e que tudo corra pelo melhor

    ResponderEliminar
  3. Olá!! vim fazer uma visitinha em seu cantinho e adorei, ja estou seguindo, e concordo com sua postagem, acabei de postar algo semelhante sobre!
    venha me visitar quando puder.Com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Visitei este teu espaço e digo-te que fiquei maravilhado. Vou seguir-te.

    ResponderEliminar
  5. Siempre me es gratificante recorrer el mundo de los blogs… y encontrar algunos como el tuyo. También tengo la esperanza que alguna vez pueda verte por el mío, que también se escribe en portugués, sería como compartir esta pasión por escribir que une a tantas personas y en tantos lugares...
    Me uno a vuestro dolor y ruego a Dios que salgan adelante...

    Sergio

    ResponderEliminar