domingo, 15 de agosto de 2010

Este Blog está de Luto, novamente...

Amigos,

Não existem palavras para exprimir o que me vai na alma...
Um misto confuso de dor e estupfacção chega até mim de todos os lados, impedindo-me, de uma forma estranha, de raciocinar direito...o que sinto neste momento é uma perda...uma perda imensa! Como aquela que sentimos quando perdemos alguém que nos é muito querido...
Depois de 20 de Fevereiro ultimo, uma vez mais a nossa querida terra e muito principalmente o "seu coração verde" foi e está a ser rudemente golpeada pelas chamas impiedosas!
As perdas são terríveis! O cenário é dantesco!
Deixo-vos com as palavras de alguém, que sente como ninguém a dor desta perda!

"Caros Amigos / Caríssimas Amigas,

Esta é uma notícia, que vos dou com o coração tão negro como solo calcinado das vertentes do Pico do Areeiro. Entre as 12 e as 13 horas o lume, impelido por rajadas devento da ordem dos 100 km / hora, subiu velozmente as vertentes da Ribeira do Cidrão, vindo do fundo do Curral das Freiras. Ao chegar ao Pico do Areeiro começou a descer e queimou tudo o que encontrou pelo caminho. A plantação dos Associação dos Amigos do Parque Ecológico não escapou à voracidade das chamas e muito do trabalho realizado nos últimos dez anos foi destruído em instantes.A extraordinária auto-regeneração da formação vegetal primitiva que estava a ocorrer na área do Poço da Neve, na vertente oriental da Ribeira de Santa Luzia, sofreu um forte revés. Os bombeiros e os funcionários do Parque Ecológico, apesar do trabalho abnegado, não conseguiram travar o fogo que transformou em cinzas uma parte significativa da vegetação do Chão da Lagoa e da vertente da Ribeira de Santa Luzia até à área da Casa do Barreiro, que também foi afectada. O Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha, propriedade da Associação dos Amigos do Parque Ecológico, também foi atingido. Até este momento ainda não consegui avaliar a dimensão da área queimada. Logo pela manhã tentaremos lá chegar para fazer uma avaliação do que foi destruído e reflectir sobre a forma mais eficaz de iniciar a recuperação. Menos de seis meses depois da força arrasadora da água, as serras da Madeira são varridas pelo fogo. Mais uma vez os satélites meteorológicos registaram o fenómeno e já o difundiram na aldeia global. Esconder ou fazer demagogia não são bons remédios para minimizar as causas do terrível ciclo: aluvião no Inverno - fogo no Verão. É necessário reflectir e debater sem tibiezas, as causas naturais e antrópicas destes acidentes, que provocaram enormes feridas nos ecossistemas e na sociedade madeirense. Nesta hora de profunda dor, apelo a todos os companheiros da Associação para que não desanimem perante este duro golpe e que acreditem que com o seu trabalho voluntário o verde das espécies indígenas voltará a cobrir de esperança as serras do Areeiro.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal"

13 comentários:

  1. ¡Que pena me da!...Con el trabajo que cuesta regenerar todo lo perdido...

    ResponderEliminar
  2. Ilidio, querido amigo.
    entendo a tua dor, sei que não importa o tamanho da vegetação, das plantas que se perdem a dor é igual, não importa se são 2metros ou vários hectares...nosso coração doi igual, não sei se ouviste falar, mas aqui no Brasil também estão acontecendo incendios que estão destruindo várias áreas, como o pais é grande, tem de tudo por aqui, seca com incendios em umas partes, e frio e muita chuva como aqui onde moro.,
    aí na Madeira, certamente os estragos são sem igual....
    mas a natureza já provou que pode sim se recuperar, e acredito que todos vão se esforçar, e espero que ninguem desista do trabalho árduo, e nem quero que tu desistas.
    o planeta todo passa por transformações, e temos que nos preparar para todo o tipo de coisa, tenha força, amigo.
    o verde vai voltar a crescer por aí, tenho certeza.

    beijo

    Rosan

    ResponderEliminar
  3. Olá Ilídio.
    Não bastava o aluvião de 20/2/2010, agora são incêndios que destruíram algumas zonas verdes da nossa Madeira,um ano para esquecer.
    Abraço:(

    ResponderEliminar
  4. querido amigo!

    compreedo a tua dor que é dor de todos nós...

    é lamentável que percamos todos os anos um bem tão precioso a toda a humanidade... a morte da natureza é a nossa própria morte.

    mas ao contrário de nós ela mais cedo ou mais tarde há-de renascer, mas quantos de nós assistirão a esse novo renascer(?)

    um abraço
    Walter

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo,

    é tempo de positivismo e força de vontade em mudar o que se viu.
    Vamos plantar e vamos recuperar o nosso património que tanto gosto nos deu em contribuir.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. até nos incêndio a Madeira gosta de imitar o continente. nem uma porra de um helicóptero com uma balceiro cheia de agua a Madeira tem. nunca estão preparados...nunca acontece a nos. não é?. agora sofremos as consequências dantescas. só tenho pena dos animais que lá habitavam, só tenho pena das plantas que lá se habituaram a viver. a porra do Homem não merece este paraíso.

    ResponderEliminar
  7. Amigo, há tanto que não vinha por aqui e saio cheia de tristezas...
    Mas o tempo e a natureza são velhos sábios e entrelaçam-se as mãos para reconstruir tal fatalidade.
    Um enorme abraço, cheio de energias

    ResponderEliminar
  8. oi amigo Ilidio.
    pelo que deixou no blog, percebo, que estas com algum problema, por isso vim te dizer, para confiar, em Deus, na Luz do universo, que sempre vem ajudar a quem precisa, seja o que for que te desanima, confia amigo, põe tuas dificuldades nas mãos da Luz, e verás que aos poucos tudo se resolve, tudo melhora.

    abraço forte, do tamanho do nosso Atlantico.

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo eco e gritos estou em seu favor, junto -me a vc em sua dor.
    com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  10. Vim para deixar um FELIZ NATAL e um grande ANO NOVO a ti e a todos aqueles que teu coração abriga.
    BOAS FESTAS!!!!

    ResponderEliminar
  11. Ilidio,desejo-te um FELIZ NATAL e um BOM ANO,tudo de bom na tua vida.
    braço;)

    ResponderEliminar
  12. Um Santo e Feliz Natal para si e para todos os que por aqui passam.
    Boas Festas!

    ResponderEliminar
  13. Pois sim, amigo! Pensava que havia ido por outros mundos, afinal este blog esteve fechado e só com permissão se vinha por aqui.
    Deixo-te abraço e agradeço sua visita... quem é vivo, sempre aparece... rsrsrsrs

    ResponderEliminar