quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Estrela da Calheta - Levada da Calheta - Raposeira do Lugarinho - Paul do Mar - 22-01-2012

Amigos e companheiros, hoje chegou o dia de acompanhar os Amigos da Natureza pela primeira vez este ano! E que belo dia escolhido para fazê-lo! Um dia fantástico! A começar mesmo pelos primeiros raios de sol pela manhã!
A Avenida do Mar estava a fervilhar de gente! Foi assim necessário recorrer ao autocarro de "recurso" para transportar todos os cento e vinte caminheiros que responderam á chamada!
Toda a gente estava alegre e contente. Para muitos a primeira caminhada do ano!
Tratadas as formalidades de "encaixar" toda a gente nos dois autocarros foi tempo de partir em direcção à Ribeira Brava.
O dia e o sol nasciam a par...lindos!
Depois de toda a gente tomar o sempre revitalizador café na Ribeira Brava, lá seguimos pelas nove e quinze, em direcção ao sítio da Estrela - Calheta.
Mochilas às costas, lá começamos a subir o caminho do Lombo da Estrela em busca da vereda que nos levaria à Levada da Central da Calheta inaugurada em 5 de Julho de 1953 com grande pompa e circunstância na Calheta!
Começamos assim com uma subida para aquecer até atingir a refererida levada. Diga - se de passagem que a mesma não é muito agreste e uma hora é suficiente para atingir o canal.
Faz-se então aqui a primeira paragem para uma água refrescante e uma fruta. Eu e o J. preferimos continuar caminho. A Levada (longa) iría nos proporcionar outros sítios para uma paragem um bocadito menos "atribulada". Seguimos então ao longo da longa e penosa levada durante mais duas horas ate atingir os Prazeres!

Foi aí que paramos para reagrupar e esperar pelos restantes companheiros junto á casa Florestal dos Prazeres.
Chegados, alegres e cansados, alguém em boa hora se lembrou de visitar a Quinta Pedagógica dos Prazeres. Por incrível que isto possa parecer, havia muito boa gente entre os novel caminheiros, que ainda não conheciam a referida Quinta e o seu projecto. Mas lá se fizeram as honras da casa e até houve tempo para provar a cidra, feita com peros da freguesia!
Depois de visitarmos a Quinta, voltamos assim à esplanada da Levada para a seguir até à Raposeira do Lugarinho.
Aí, antes de descermos a Vereda da Atalaia de encontro ao Paul do Mar, fomos fazer uma visita ao fantástico miradouro sobre o Paul, que se encontra neste sítio! Um lugar deveras apaixonante!

Depois de estarmos largos momentos a apreciar as lindíssimas vistas sobre o Paul do Mar, comemos algo e voltamos assim atrás para trilhar o Caminho do Aviceiro que nos levaria depois à Vereda da Atalaia de encontro ao Paul do Mar. Não sem antes visitarmos uma casa de um amigo de um dos nossos camaradas caminheiros que após alguma insistencia lá nos convenceu a interromper, por breves momentos, a caminhada para uma amena mas curta cavaqueira.
Fez-se então as honras da casa e voltamos à descida final ao Paul do Mar! Trinta e cinco minutos é o tempo que levamos a descer a referida vereda.
Pelo caminho ainda tempo para notar as queimadas que por ali se têm feito para reconquistar terrenos que já foram completamente dedicados á agricultura. Os tempos de facto são outros e isso nota-se no regresso das pessoas aos campos!

Chegados ao Paul em "cima da hora" pelas "distracções " anteriores, vimo-nos na obrigação de seguir caminho em direcção ao autocarro logo de seguida!
Tivemos ainda tempo para cantar os parabéns a um amigo que amavelmente nos convidou à sua casa (emprestada - afinal sempre eram cento e vinte almas) para um bom petisco que fez as delícias da maioria dos caminheiros!
Posto isto voltamos então definitivamente aos autocarros em direcção ao Funchal!
Foi um passeio bonito. Pela companhia, pela amizade e pelas vistas. O tempo, apesar de tristonho, ao contrario do que parecia fazer crer à partida do Funchal, aguentou-se.
Foi assim mais uma caminhada pela minha terra.
Encontramo-nos na proxima! Por aí! Num qualquer canto ou lugar desta terra abençoada!

3 comentários:

  1. Já à algum tempo que quero fazer uma caminhada para estes lados, ainda são muito desconhecidos para mim :)
    O miradouro com vista para o Paul parece muito lindo

    ResponderEliminar
  2. Foi um passeio agradável, sobretudo pela amizade e pelo companheirismo. O grupo tem realmente mais-valias que não devem ser desperdiçadas.
    Boa descrição do percurso, que certamente desperta o interesse de quem lê este texto.Há que continuar...
    Este fim-de-semana há mais...

    ResponderEliminar
  3. Olá Ilídio.
    Mais um belo percursos,e bela fotos.
    Abraço;)

    ResponderEliminar