domingo, 27 de julho de 2014

Lameiros - Levada dos Cardais - Cardais - Lameiros - 25-06-2014

Hoje venho aqui contar-vos acerca de uma levada que descobri há relativamente pouco tempo.
Pela segunda vez este ano, tive a bonita oportunidade de fazer esta bonita levada. 
Um percurso magnífico para estes dias de verão onde podem participar todos os elementos da família. São cerca de 4,5 Km de levada que podem ser o dobro se revolver voltar ao ponto de início por questões logísticas ou à volta de 6 Km se resolver encurtar o passeio e descer pela velha vereda da levada até ao sítio dos Cardais.
Eram 15h23m quando iniciamos o percurso no sítio dos Lameiros subindo assim o Caminho do Fôro. O lugar é extremamente fácil de encontrar. Do sítio do Rosário para são Vicente só tem de contornar a rotunda, virar na primeira à direita e assim que sair do túnel parar no primeiro desvio para automóveis à direita. Aí começa o nosso percurso de hoje.
Familiares e amigos, lá iníciamos o percurso que viria a revelar-se uma bela surpresa para todos! Pela facilidade, pela beleza do trilho e pela beleza da vistas!
O percurso começa a subir ligeiramente neste caminho até que, acima de uma casa que se encontra abandonada (é a única neste espaço) vai encontrar a levada que corre alegre à sua esquerda.
A partir daqui é só seguir o sentido da água da levada construída para regar os muitos terrenos agrícolas até ao sitio dos Cardais. E é esta a sensação que temos na maioria do percurso. 
As vinhas por esta altura exibem um verde tenro nas suas folhas. Os seus frutos já estão à vista de todos de tal forma que já é possível, para os entendidos na matéria, adivinhar assim um bom ano de vinho! Ou talvez não! O tempo por estas paragens prega de vez em quando umas partidas.

Dez minutos depois, contornamos um pequeno vale onde ainda subsistem alguns exemplares da flora endémica desta Ilha, nomeadamente uns loureiros  que vivem alegremente neste maravilhoso recanto. É como se de repente deixássemos a levada que iniciamos a correr pelo meio das vinhas arranjadas e passássemos a caminhar por uma das muitas levadas que correm a cotas mais altas por entre a densa Floresta que é Património da  Humanidade desde 1999 pela UNESCO. Uma autêntica surpresa!
Ás 15h36m damos de caras com as primeiras vistas sobre o Pico da Cova onde está situada a Capela de Nª Sª de Fátima. A capela em forma de torre que em tempos idos serviu para dar horas às gentes de São Vicente ergue-se lá no alto com o seu relógio. Outrora quase completamente abandonada, hoje depois de uns arranjos e recuperações lá se conseguiu alguma dignidade para aquele espaço.
 As vistas abrem-se para o sítio das Feiteiras com a sua Igreja em destaque sobre toda a encosta. Que bonito é São Vicente! E voltam as vinhas com a sua folhagens ainda tenras! O sol da tarde dá-lhe aquela luz especial!

Atravessamos um caminho em cimento eram 15h42m e, uns metros à frente olhamos para trás onde a igreja dos Lameiros com o seu telhado inconfundível de cor verde se encaixa na perfeição no vale!
Pelas 15h45m a levada atravessa o caminho de alcatrão em direcção aos Lameiros. E preciso alguma atenção quando inicia o percurso do outro lado da estrada. Especialmente se levar crianças consigo deve mantê-las pela mão até que ultrapasse a parte inicial. O trilho é estreito neste inicio e ganha alguma altura em relação à estrada nestes metros iniciais. Depois disto, volta a tranquilidade da levada.
Eram 16h05m quando atravessamos a estrada que sobe em direcção à capela de Nª Senhora de Fátima. Se tiver tempo, vale bem a pena subir um pouco pelo caminho de alcatrão e visitar este espaço. Conseguem-se boas vistas sobre todo o vale de São Vicente  até ao Caramujo a partir seus espaços envolventes.
Se não tiver tempo, deixe essa visita para outro dia. Faça como nós e continue ao "sabor da levada".
Cinco minutos depois a levada passa por um ribeiro que está completamente coberto de Cavalinha ou Pinheirinhos (Equisetum telmateia)  e Seixeiros (Salix canariensis) e uma Abacateira (Persea americana Mill.) com os bonitos frutos pendurados como se de lâmpadas eléctricas se tratassem!


Depois de contornarmos o Pico da Cova com os seus 247metros e o caminho de terra que passa sobre a levada, entramos no que outrora foi um belíssimo pomar. Encontra-se mesmo ainda alguns exemplares  de várias árvores de fruto das quais sobressaem as Anoneiras e Nespereiras.

Eram 16h25m quando deparamos com uma parte na levada onde não se pode transitar ao lado da mesma. É necessário descer por umas escadinhas ou o que restam delas até ao fundo do ribeiro e retomar a levada mais adiante. Não é difícil.
Depois de retomarmos a levada prepare-se para registar mais uma boa serie de vistas sobre São Vicente estendendo-se até ao Porto do Moniz.
Por esta altura as Coroas de Henrique enfeitam a levada guiando-nos ainda por alguns poios de semilha muito bem cuidados.
Pelas 16h45m atingimos a zona limite para o passeio de hoje. Trata-se de uma zona onde existem umas escadas íngremes e escorregadias onde a levada baixa também de nível. A partir daqui não devemos passar. Aproveitamos para um lanche ligeiro e prepara-mo-nos para o caminho de volta. Daqui ainda se conseguem planos magníficos sobre todo o vale de São Vicente.

Como disse no início deste relato, o passeio pode ser encurtado descendo por uma velha vereda que nos trás até ao sítio dos Cardais e depois por outra vereda que nos leva até à vila de São Vicente, mas optamos por regressar pelo mesmo caminho. Se for esta a sua opção garanto que não vai arrepender-se. Os planos e vistas que eventualmente passaram despercebidos no percurso de vinda, vão mostrar-se com mais destaque no seu regresso.
Um percurso fácil, aconselhado para toda a família, muito recomendado para os dias de verão que se seguem com os ingredientes necessários para passar uma manhã ou tarde bem passada em comunhão com a natureza e não só.
Nós continuamos por aqui, contando emoções das caminhadas que faço, esperando que com elas possa construir as suas, trilhando por estes caminhos desta terra abençoada que é a Madeira.
Um abraço e até à próxima caminhada na minha terra.





3 comentários:

  1. Por vezes estas levadas e trilhos menos conhecidos recompensam quem arrisca se aventurar nelas. Nunca se sabe que paisagens vamos encontrar. [John]

    ResponderEliminar
  2. Eu vou querer fazer esta Levada creio dia 2 de Julho, pelo que vi é boa de se fazer sem abismos e com belas vistas, obrigado a Pegadas pela forma como a descreve, um Abraço

    ResponderEliminar