quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Fonte do Bispo – Lombada dos Cedros – Raposeira do Lugarinho –Vereda da Atalaia – Paul do Mar -02-08-2009

Domingo 2 de Agosto de 2009
Dia de novo passeio com os Amigos!
E digo isto com todo o prazer, amigos da blogosfera que fazem o favor de passar por aqui!
Torna-se já um hábito e ao mesmo tempo uma necessidade juntar-me de vez em quando a esta gente. Gente de varias faixas etárias que se junta com um único objectivo: caminhar convivendo! E que bem conseguem todos eles!
Mais uma vez juntamo-nos para o embarque junto á Avenida do Mar, em frente ao edifício onde durante tantos anos funcionou a Central Eléctrica.
Depois dos cumprimentos da praxe, lá arrancamos á hora marcada. Sete horas e quarenta e cinco minutos. Rumo á Ribeira Brava, onde aí sim daríamos largas á boa disposição, certamente mais despertos depois de um levantar cedo que, embora seja por prazer não deixa de ser “um levantar cedo”.
Depois deste café convívio como lhe chamo, lá partimos rumo á Fonte do Bispo onde desta feita começaria a nossa caminhada de hoje. O tempo estava bom! Começamos assim a andar no caminho florestal que aí começa rumo á Lombada dos Cedros na Fajã da Ovelha. O percurso faz-se facilmente na estrada florestal e embora eu ache estes percursos neste tipo de caminho um pouco sem graça, estes instantes valem sobretudo pela boa disposição do grupo.
Eis que surgem umas vacas pelo caminho e então há que aproveitar umas fotos aos simpáticos animais que não têm culpa que os coloquem lá a conspurcar livremente uma zona que devia merecer outro tipo de cuidado. Enfim contas de outro rosário.
Levamos cerca de uma hora e um quarto a fazer esta descida. Uma breve paragem para comer algo do farnel e assim aguardar pelos mais lentos consumiu o tempo antes de tomarmos a Levada da Calheta em direcção á Raposeira. Deu ainda para contactar junto da Levada uma pequena plantação de linho! Notável o espanto de tantos caminheiros no primeiro contacto com esta planta! Tempo ainda para apreciar umas casas de Turismo Rural muitíssimo bem recuperadas e bem integradas no ambiente da zona.




Depois de percorrermos a Rua da Raposeira do Lugarinho, em direcção ao Ponto (marco geodésico) verificamos que o muro de suporte á estrada não está em muito bom estado, merecendo uma atenção das autoridades competentes no sentido de prever qualquer catástrofe. O lugar diga-se, merece outro tipo de tratamento. Primeiro porque por si só é um miradouro perfeito sobre o mar e o Paul do Mar. Segundo porque dá acesso ao um outro miradouro ainda mais soberbo sobre o Paul do Mar, Prazeres ( Hotel Jardim Atlântico), Jardim do Mar e sobre o sempre carismático Pico dos Bodes! Para quem conhece o miradouro nos Prazeres abaixo da unidade hoteleira que já por si só é deveras magnífico, digo-vos que este supera em larga escala pela posição em que se encontra. Simplesmente estonteante!
Feita a visita ao miradouro, foi tempo de posar para uma fotografia de grupo. Toda a gente continuava animadíssima. Não era para menos!




Era tempo finalmente de descermos a Vereda da Atalaia. Recuamos assim um pouco nesta Rua da Raposeira do Lugarinho e tomamos esta vereda de acesso ao Paul do Mar. Uma vereda íngreme que, segundo os mais antigos do grupo estava em alguns sítios em muitíssimo mau estado! Verificou-se de facto! Existem zonas em que a máxima perícia é exigida para a percorrer com alguma segurança. Quarenta minutos foram o tempo necessário para efectuar esta complicada descida.
Esperamos assim junto á estrada regional de acesso á Fajã da Ovelha pelos outros caminheiros, com a intenção de fazermos novo reagrupamento. Assim foi. Notou-se aqui que alguém já vinha preparado para a “festa” que viria a seguir. Tempo ainda de provar uns figos “do cedo” que, coitados ainda só estavam “inchados”!
Descemos assim a Vereda da Ribeira Chã ao encontro da marginal. Fizemos assim a marginal do Paul do Mar ao encontro do autocarro que nos esperava na zona do cemitério desta localidade. Eram catorze horas. O tempo estava esplêndido! Convidativo a um mergulho nas aguas límpidas do Paul do Mar. E foi o que fizemos. Havia que “queimar” tempo até á partida do autocarro que seria ás dezasseis horas. Outros resolveram “queimar” esse tempo doutra forma. Nada de mais. Nada que bons amigos não façam quando se juntam em grupo para comemorar a Amizade e a faculdade de estarem simplesmente juntos!


Enfim, um passeio curto, mas pleno de beleza e cheio de boa disposição de toda a gente.
Regressamos ao Funchal pelas dezasseis e trinta. A animação continuou dentro do autocarro até ao Funchal. O ambiente era duma “excursão” “á madeirense”!
Assim regressamos a casa. Rejuvenescidos. Prontos para mais uma semana de trabalho.
Nós, já sabem, enquanto eu tiver pernas, lugares para descobrir nesta terra continuaremos por aqui. Numa qualquer vereda. Num qualquer caminho desta terra abençoada!
Um abraço e até á próxima caminhada!

3 comentários:

  1. Oi Ilídio.
    Tu detalhas tão bem o percurso, que era como se aí estivesse a andar, e é isso que eu gosto aqui no teu espaço.
    Sabe que aqui, as vezes no verão voua umas pescarias muito loucas com meu pai, digo loucas porque é trilhas em mata fechada, pirambeira pura, se der algum problema só elicoptro para tirar a gente de lá rsrsrs.
    meu pai diz que nos lugares de fácil acesso não tem peixe, e eu vou em metendo nos brejos com ele.
    Acho que tu irás adorar as pirambeiras da qui, moro na serra, e peraus é que não falta.
    Já que estavas a reclamar que esta caminhada estava fácil.
    O que não tem aqui é infra instrutura para essas caminhadas como tem aí.
    UM abraço, e até o próximo passeio.

    ResponderEliminar
  2. ESPECTACULAR,COMO EU O COMPREENDO,SÓ MESMO QUEM VAI PELOS CAMINHOS DA NOSSA LINDA TERRA É QUE SABE A BELEZA DOS LUGARES E CAMINHOS QUE CONHECEMOS....HÁ AÍ UMA IMAGEM QUE EU GOSTEI MUITO QUE É A QUE SE VÊ O HOTEL JARDIM DO ATLÂNTICO ,ESTIVE LÁ MAIS UMA VEZ E RECORDEI A CAMINHADA QUE FIZ NO ANO PASSADO DESDE O HOTEL ATÉ LÁ EM BAIXO AO PAÚL DO MAR E SUBI DEPOIS,MAS DE LÁ DÁ PARA VER O SÍTIO ONDE TIROU A FOTO,ACHEI CURIOSO E ADMIRO TODAS ESSAS PAISAGENS NESSA ZONA....
    BOAS CAMINHADAS HOJE FIZ A BOCA DA CORRIDA NA ENCUMEADA....ANDEI BASTANTE CERCA DE 3 HORAS MAS DEPOIS VOLTÁMOS PARA TRÁZ....

    ResponderEliminar
  3. que saudades já lá vão quase 40 anos que percorri essas veredas a correr só quem passa por isso é que sabe dar valor

    ResponderEliminar