domingo, 11 de outubro de 2009

Eira da Achada – Fanal - Levada dos Cedros - Curral Falso - Eira da Achada -16-08-2009

" A FLORESTA ENCANTADA"
Sábado 15 Agosto de 2009
Meus amigos, esta caminhada deveria chamar-se: Passeio na Floresta Encantada. Não há nada, mesmo nada, que eu abaixo possa escrever, que consiga transmitir tamanha beleza. Tentarei, como sempre tenho tentado, dando o meu melhor. Que tantas vezes sabe a pouco!
A terminar as minhas férias e aproveitando o dia santo, eu e o J. aproveitamos para mais um dos “seus” percursos. Haviam já alguns dias que me vinha falando nisso. Dum sítio magnífico. Com umas árvores (tis) centenárias magníficas, junto ás quais nos sentíamo-nos literalmente, pequeninos.
Saímos do Funchal eram já sete horas e quarenta e cinco minutos. Em direcção a S. Vicente. Paramos na famosa padaria, tão falada por outros caminheiros amigos nossos, pelo seu pão de “rosquilha”. Tomamos café. O dia estava algo sombrio. Tinha-me deitado um pouco mais tarde porque na véspera tinha ido visitar o famoso Arraial do Monte. A disposição, essa, estava no auge. Um passeio com o J. significa cumplicidade, boa conversa, tempo para parar onde de facto é preciso. Tempo para as fotografias (não me livrando das bocas do costume sobre o tempo extra necessário). Enfim os condimentos perfeitos para uma caminhada perfeita.
O Porto Moniz lá ao fundo visto de S. Vicente estava envolto numa bruma. Metemo-nos no carro e lá fomos. Em direcção á Ribeira da Janela. Passamos pela Igreja. Logo acima onde estão agora nuns arranjos “urbanísticos”, mais propriamente um miradouro, numa das zonas mais bonitas da Costa Norte da Ilha a Eira da Achada, estacionamos o carro. Era aí que começaria o nosso passeio. Eram oito horas e cinquenta minutos. Preparamos o impermeável. Era quase certo que iríamos apanhar chuva.

Viramos para o caminho Ribeiro Escuro, até encontrarmos a Vereda da Tranquada, que salvo erro é a vereda que sobe desde a Ribeira Funda em direcção à Eira da Achada e ao Fanal. Foi fácil.
Cerca de vinte minutos depois de termos percorrido esta mesma vereda damos de caras com o seu “fim de percurso”. Então e tempo de flectir á direita e começar a subir a vereda que vem da Ribeira Funda em direcção ao Fanal. Uma subida íngreme. Uma subida ao Paraíso. Faz-nos transpirar em catadupa.


Á medida que subimos, pela zona do Castanheiro, o nevoeiro começa ligeiramente a fazer-nos companhia.
Começamos a maravilhar-nos com a floresta que vamos encontrando. Digo-vos que subir esta vereda é penetrarmos nas entranhas de um dos núcleos importantes da Floresta Laurissilva. Os reis desta floresta , os Tis e os Loureiros centenários, envolvidos pelo nevoeiro, trazem-nos á nossa memoria os mais variados contos sobre a Floresta Encantada. Um cenário perfeito para um desses contos. Perdi-me com a máquina fotográfica. O J. pacientemente lá esperava sentado. Eu francamente não sabia para que lado me havia de virar. Os pontos de interesse eram imensos. O nevoeiro pintava e transformava o mesmo cenário, em breves momentos, das mais diversas cores e formas. Havia que captar tudo. Á volta dos velhos tis deixamo-nos ficar por largos momentos em silêncio. Não era de facto preciso mais nada. O nevoeiro carregava ainda de mais silêncio todo o espaço á nossa volta. Estávamos em pleno paraíso encantado. Não meus amigos, não exagero. Era tudo real. Um dos sítios mais bonitos encontrados por mim nas minhas caminhadas. Só sentindo. A magia daquele sítio é de facto inexplicável. O J. tinha de facto razão.
Depois do espírito alimentado, foi tempo de alimentar o corpo. Depois, foi continuar caminho. Com muita pena nossa. O nevoeiro continuava a fazer-nos companhia cada vez com mais intensidade. Silenciosamente.






Cerca de uma hora e vinte depois de termos atingido a “Floresta Encantada” atingimos a zona do Fanal circundante da Casa Florestal.
Estávamos na esperança de encontrar alguns dos Amigos que iriam acampar nesta zona. Era o fim de semana do “acampamento do grupo” . Iriam subir desde o Chão da Ribeira pela Vereda da Cavaca. Quando chegamos o local ainda estava deserto. Não havia lá ninguém. Descansamos um pouco. De repente, ouvimos algumas vozes. Era o amigo M. e a respectiva esposa que vinham assim “preparar e guardar” o lugar para o resto dos Amigos que, mais hora menos hora haveriam de ali chegar. Ficaram contentes de nos ver .E nós a eles. O M. não perdeu a oportunidade de nos dar a provar um dos seus petiscos já preparados. Conversamos um pouco, rimos a bom rir e fizemos as despedidas. A nossa caminhada tinha de continuar. Agora de encontro á Levada dos Cedros. Sendo assim, ao sairmos da zona da Casa Florestal derivamos para a nossa esquerda. Na estrada Regional 209, na direcção do Paul, seguimos uns metros á frente até encontrar-nos a vereda que nos levará á Levada dos Cedros e depois ao Curral Falso.





Começamos assim a descer. Num percurso lindíssimo, muito bem arranjado. Com degraus aos zig-zag que em dias de chuva não devem ser lá muito agradáveis de descer. A não ser que já tenham inventado botas com ABS. As minhas infelizmente não têm essas “modernidades” mas “agarram-se” bem. Isto é, quase sempre.
Começamos assim a descer esta vereda eram onze horas e quarenta e sete minutos.
Tis (Ocotea foetens) , Folhados (Clethra arborea) , Loureiros (Laurus azorica), Vinhaticos (Persea indica), Uveiras da Serra (Vaccinium padifolium) são apenas algumas das espécies endémicas que encontramos nesta linda descida. A velha Levada dos Cedros, a mais antiga obra de hidráulica chegada até aos nossos dias, já desactivada, lança-nos um olhar de saudade. Abandonada, a velha levada que nasce no Lombo dos Cedros a cerca de 1000 metros de altitude, faz-nos parar por breves instantes. Trata-se duma levada datada do século 17 que irrigava os terrenos agrícolas da freguesia da Ribeira da Janela. Dez minutos depois de termos iniciado a descida deparamo-nos com uma simpática ponte de madeira. Eram doze e dez minutos quando atingimos a Levada Nova dos Cedros ou agora, como somente é chamada, Levada dos Cedros, que corre paralela a antiga levada mas a 200 metros numa cota mais baixa. É neste ponto que a vereda se encontra com a levada. São vinte minutos de descida de puro deleite.


Agora na levada viramos a esquerda, contra a corrente da água. É tempo e visitar a nascente da levada. Passamos pela Ribeira do Corgo, onde a Levada dos Cedros recebe a sua primeira água. Subindo um pouco ribeira acima deparamos com outro cenário do “outro mundo” . Meus amigos, mais um sítio em que não encontro palavras suficientes para descrever tamanha beleza. Simplesmente maravilhoso. Uma queda de água lindíssima. A água escorre por tudo quanto é sítio alegremente, escondendo-se entre as pedras, reaparecendo aqui e ali por entre o musgo dum verde estonteante. É simplesmente um local que “não existe”. Lindo!
Depois de “inspiráramos” toda a paz e a”alimento” daquele lugar, tínhamos de voltar á esplanada da Levada dos Cedros. Um longo caminho ainda nos esperava até ao Curral Falso. Diga-se de passagem que a placa informativa do percurso diz-nos que do Fanal até ao Curral Falso são 5,4 km. O podómetro do J. Indicou 7,1Km.





Eram doze horas e vinte e cinco minutos quando começamos a percorrer a referida Levada, desde a sua nascente, que corre alegremente pela margem direita da Ribeira Janela. Nós, seguimos com ela. Ao sabor da água. Percorrendo cada contorno.
A dada altura a chuva que nos “ameaçava” desde o início do percurso, parecia que ia finalmente fazer-nos companhia. Mas felizmente não passou de uma ameaça. Continuamos caminho. Por vários momentos temos a sensação que anoitece repentinamente tal é a densidade florestal desta zona envolvente da Levada. Os Folhados em flor, tingem a paisagem com um branco ligeiramente rosado. A esplanada da Levada, cobre-se com as suas flores caídas, misturadas com a folhagem.
Chegamos ao Curral Falso eram treze horas e quarenta minutos.


Seguimos em frente. Pela Vereda da Ribeira da Janela. Acompanhando a levada que aqui mantém a traça centenária, escavada simplesmente na rocha. São mais cerca de 2,7 km de vereda sempre a descer.
Eram catorze horas e quarenta minutos quando atingimos o Caminho da Terra da Fonte. A velha tradição das pessoas enfeitarem os seus quintais e jardins com plantas com flores bem garridas mantêm-se por estas bandas. É um prazer olhar para estes pequenos “festivais de côr”!
Atingimos assim o local onde deixamos o carro, a Achada da Eira faltavam dez minutos para as quinze horas.
Seis horas caminhada por locais indescritíveis por palavras. O espírito estava repleto.
Dirigimo-nos ao Funchal. Calmamente. Não sem antes fazermos um desvio até á Encumeada. Pela velha subida do Rosário, passando pelo Chão dos Louros. Para a cerveja do costume, servida pela empregada do costume.
Nós, meus amigos, mesmo sem qualquer “engenho e arte” continuaremos por aqui. Tentando transmitir emoções. Por estes caminhos e lugares desta terra abençoada. Encontramo-nos por aí, num qualquer caminho, numa qualquer vereda.
Um abraço e até á próxima.

3 comentários:

  1. Ilídio.
    também eu estou sem palavras para descrever o contentamento dos meus olhos ao apreciar as fotos desta caminhada....
    só posso dizer ESPETACULAR.
    meus filhos estam por aqui brigando enquando lia e via tua caminhada, e assim nem me encomodei com eles...
    aproveitei para alimentar meu espírito por estas paragens...
    tenho duas perguntas.
    não é facil de se perder por estes caminhos, ou as trilhas são seguras?
    e gostaria de te perguntar se posso copiar uma foto daquelas árvores com neblina, apaixonantes...

    por hora vou indo, não sem antes dizer-te que foi um prazer acompanhar esta caminhada.
    abraço.

    ResponderEliminar
  2. São zonas fantásticas, esses locais recônditos da nossa ilha, lugares que já tive o previlégio de caminhar em passeio e fazer até alguns treinos de trail. Espero que um dia destes possa me acompanhar num desses treinos longos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Passei por aqui por conta do blog da Rosan.
    Achei linda a descrição que fizeste e dos lugares maravilhosos que mostraste.
    Conhecemos o mundo pelos nossos olhos e pelosolhos de quem sempre está disposto a nos mostrar...
    Além do mais teu LIVRO é o Livro do Desassossego que é meu LIVRO também...
    Volto mais vezes.
    Abraços

    ResponderEliminar