segunda-feira, 17 de junho de 2013

Larano - Espigão Amarelo - Boca do Risco - Pico Castanho - Pico do Facho - 10-02-2013

De volta às caminhadas, desta vez juntando-me a um dos primeiros grupos com os quais fiz percursos pelas serras e florestas madeirenses. O "Grupo Pés Livres".
A caminhada de hoje não apresentava grandes dificuldades ou desníveis pelo menos com relevância à partida. Iríamos assim começar no Sítio do Larano - Porto da Cruz nos 250mts de altitude passando pelo Espigão Amarelo a 330mts, Boca do Risco a 360mts, Pico Castanho a 589mts e Pico do Facho a 323mts.
Sendo assim, juntei-me ao numeroso grupo logo pelas oito da manhã ao lado do Palácio da Justiça.
Entre 50 a 60 almas estariam à partida para este agradável passeio por terras de Machico.
Depois da habitual paragem para um breve café no centro da cidade de Machico, lá partimos de encontro ao Sitio do Larano - Porto da Cruz.


Às 10h25m estávamos nós preparados para iniciar então o percurso propriamente dito. Um trilho lindíssimo razão pela qual não percebemos o motivo de não pertencer à rede de percursos recomendados. Pela irregularidade do percurso? Pela perigosidade? Não são todos os nossos percursos e estradas perigosas? Critérios que, após estes anos todos continuo a não entender...
Mas vamos à caminhada que é para isso que aqui estamos. De alma e coração.

Logo no início damos de caras com o Teleférico do Larano. Primeira oportunidade para apreciar as primeiras vistas sobre o Porto da Cruz e encosta da Penha de Águia. Vistas arrebatadoras apesar do tempo algo sombrio, nada recomendável para este percurso, que vale essencialmente pelas vistas fantásticas sobre grande parte da Costa Norte da nossa Ilha.

Foi, como não podia deixar de ser, uma primeira azáfama para escolher as melhores poses, os melhores planos para os primeiros disparos das maquinas fotográficas.
O teleférico, continua votado ao abandono. Sem ser utilizado para o fim a que se destinava. Desenvolver o Curral do Mar. Ao invés disso, em terrenos de muito pior acessibilidade, verificaremos mais à frente a obstinação do homem em cultivar em sítios impensáveis munidos de "teleféricos" à "moda antiga".
Continuando caminho, primeiro pelo caminho de terra, depois pela estreita vereda lá continuamos. Calmamente.

O ritmo era assim excelente, para apreciar cada detalhe do que encontrávamos. Cada curva, cada pedra, cada planta.


Aqui e ali, um cabo de aço colocado, tranquiliza os menos afoitos. Nada de dramático. O percurso compensa alguma eventual vertigem. Uma hora e quinze depois de termos começado, passamos então pela parte mais "dramática", digamos assim, deste bonito trilho. A sorte ou infortúnio de no corgo que desce desde as costas do Pico da Coroa (738mts) não correr água, transforma esta passagem numa festa! Até poses para as fotografias houveram para os mais destemidos, certamente para figurar nalgum qualquer álbum de recordações e conquistas!


Para trás ficou a formação rochosa do Espigão Amarelo. O caminho é sempre em frente. Em direcção à Boca do Risco.
Perpétuas (Helichrysum melaleucum) e Ensaiões enfeitam as rochas sobranceiras á vereda! E que bonitas elas estão nesta altura!


Às 11h25 atingimos a Boca do Risco! É sempre com muita satisfação que chegamos a este bonito local! Vindos das Funduras, dos Maroços, ou da Levada do Caniçal! Podemos assim dizer que este sítio além de belo, é uma "encruzilhada" de caminhos!
Depois de fazer ás pazes com  estômago, lá continuamos em direcção ao Pico Castanho! Tomamos então a vereda que surge à esquerda logo no início da descida em direcção aos Maroços. Diziam-nos que a vereda por aqui estava devidamente limpa! Iríamos confirmar isso mesmo depois de passarmos na crista da Rocha da Pena Branca! Pé aqui, pé ali, lá passamos um por um, na estreita passagem! Para trás ficavam as belezas da costa norte recortadas na crista pela Vereda das Funduras e pela Vereda do Espigão Amarelo, donde vínhamos!


O objectivo agora era atingir o cume do Pico Castanho! A vereda, conforme nos foi "prometida", estava uma "autêntica avenida"! Nada comparável à ultima vez que lá passei e que me valeram uns bons "riscos" na pintura devido ao "maldito" silvado!
Na subida, um pouco acentuada, oportunidade aqui e ali de uma vista sobre o vale de Machico ou mesmo sobre a Ponta de São Lourenço!

Às 14h10 atingimos o cume do Pico Castanho. Belas vistas sobre o vale de Machico. A vegetação por esta zona é pobre. Acácias e eucaliptos, uma tristeza, provavelmente devido aos sucessivos incêndios que devastam esta zona de tempos a tempos!
Dez minutos depois, atingimos uma zona que considero das mais bonitas desta vereda do Pico Castanho. De repente olhamos para a direita e vemos todo (ou quase) o vale de Machico, para a esquerda, todo o Caniçal estendido até à Ponta de São Lourenço! Que maravilha meus amigos! Atrevo-me a dizer que é a melhor vista sobre estas duas localidades, em simultâneo.




Depois de apreciadas as vistas, iniciamos a descida final ao Pico do Facho. Primeiro entre campos cultivados, depois num "zig-zag" engraçado e inteligentemente construído, para fazer-nos galgar o desnível até a uma zona onde deparamos com um caminho de terra.


O nosso caminho é vereda em frente! Sempre na crista! até atingirmos a descida final para o Pico do Facho. Pelo caminho as vistas soberbas. Ora sobre Machico, ora sobre o Caniçal e ponta de São Lourenço.
Já com o Pico do Facho na nossa frente, mais cá ou mais lá, encosta abaixo, viemos assim atingir a estrada de alcatrão mesmo já junto ao Pico.

Uma recepção com malassadas e mel, rematou este agradabilíssimo passeio!
Um passeio que apesar de umas passagens "algo vertiginosas" vale pelas vistas soberbas sobre a rochas escarpadas da costa norte da Ilha. Sempre bonito de se fazer.
Um conselho: arranjem um bom dia! Neste percurso, é fundamental para observar os recortes da montanha separados pelo azul do mar!
Meus amigos, esta foi mais uma caminhada! Já relatada em parte aqui no passado (2009) embora noutros tempos, com outras emoções.
No entanto um dos únicos prazeres que continuam intactos é o de caminhar e descrever esses mesmos caminhos com a emoção que sinto. A minha emoção.
Fiquem por aí! Um abraço e até à próxima caminhada na minha terra!
  

2 comentários: