sexta-feira, 5 de junho de 2009

Encumeada - Pico Grande – Chão da Relva - Encumeada (30-05-2009)


Sábado dia 30 de Maio de 2009.
Dia perfeito para uma caminhada. Tinham feito uns dias magníficos pela nossa Ilha desde quinta-feira. Seria uma oportunidade para, com um grupo mais restrito fazermos uma caminhada bem ao nosso gosto. Uma chamada do meu amigo J. durante a semana alterou-me os planos para este dia. Que bom que isso aconteceu.
Dizia-me o J. que surgiu-lhe a ideia desta caminhada com o passeio da semana passada com os Amigos da Natureza. Exactamente quando estávamos sentados a usufruir das magníficas vistas sobre o Curral no lugar do Chão da Relva ou Relvinhas.
Não me disse nada na altura. Era hoje o dia escolhido para subirmos ao magnífico Pico Grande!
É disto que gosto! Do improviso! Da surpresa!
O Pico Grande é de facto enorme! Tem 1657 metros de altitude!
O encontro far-se-ia junto ao bar-restaurante da Encumeada pelas oito horas. Cheguei ao local referido eram oito menos um quarto. O dia adivinhava-se esplêndido! Logo depois chegavam os primeiros elementos, depois o J. junto com os que faltavam. Depois de feitas as apresentações, estava reconhecida a equipa que faria a “escalada” ao Pico Grande.
Tempo ainda para tomar o café da “ordem” e uns minutos depois já estávamos a caminho.
Começamos pela Vereda que liga esta localidade ao Pico Ruivo. Eram cerca das oito e meia da manhã. Começamos a subir. Que vistas arrebatadoras sobre o Vale de São Vicente meus amigos!
Embora o tempo fosse excelente, estávamos na vertente Norte da Ilha. O ar fresco da manhã proporcionava os elementos perfeitos para uma caminhada. Caminhamos assim nas calmas numa amena cavaqueira.
A boa disposição entre este grupo de seis pessoas (eu incluído) era uma constante. E desengane-se quem pense que a conversa iria diminuir com o cansaço da subida. Nada disso! Isto é malta com “muita rodagem”! Os andamentos eram diferentes. O humor era comum a todos. Perfeito!
O Pico Grande lá ao fundo parecia inalcançável! Sublime! O sol dava-lhe uma magia especial! Lá estava ele com a sua coroa! Imponente!

Paramos para comer onde a Vereda se divide com a que continua para a Boca das Torrinhas e Pico Ruivo, e a que desce em primeira instância de encontro ao nosso objectivo.
Durante a paragem ainda nos cruzamos com dois atletas que possivelmente treinavam para o “X Raid Madeira Lés a Lés” promovido pelo Clube Aventura da Madeira que terá lugar nos dias 10, 11 e 12 de Junho, ou então lá mais para a frente para o “Madeira Island Ultra Trail” organizado pelo Clube Montanha do Funchal a ter lugar nos dias 4, 5 e 6 de Setembro. Boa sorte para eles!
Depois da pausa para colocarmo-nos em “paz” com o nosso estômago, voltamos ao trilho. Devo dizer que a descida é algo atribulada. A Vereda quase que desaparece por entre as urzes. Na descida de encontro ao vale, as vistas são arrepiantes! Numa determinada zona o cabo de aço que era suposto ajudar a descer com mais segurança, simplesmente está solto em grande parte. Com cuidado lá seguimos. Com cuidado tudo se ultrapassa.
Ele continua lá! O Pico Grande! Alguém comenta em tom jocoso que “quer subir ao Pico Grande” e “não é a descer que vai conseguir lá chegar”. Caso para dizer: Tivemos de parar para rir a bom rir sobre este mesmo comentário! Hilariante!


A vereda entre as urzes e as giestas desaparece a espaços por completo. Mais um ano ou dois e esta vereda desaparece do mapa se não for convenientemente limpa. É pena se isso mesmo acontecer. Não deveriam ser só os trilhos turísticos a merecer limpeza e cuidados! Existem tantos outros espalhados por essa ilha a merecer que alguém responsável não os deixe desaparecer! Por enquanto são só os caminheiros “errantes” que insistem em mantê-los vivos! Daqui por uns anos ninguém sabe.
A subida é íngreme! Vale mesmo a pena! A “escalada” final ao cume do Pico é de cortar a respiração! Espectacular! O tempo está magnifico! O Curral lá em baixo continua sereno!
No cume deste Pico sentimo-nos no centro do mundo! No centro desta Ilha maravilhosa! O Pico do Areeiro, o Pico das Torres, o Pico Ruivo, a Boca das Torrinhas, O Pico Casado, Pico Ferreiro, Pico da Encumeada. Meus amigos! Fenomenal!
Lá o fundo São Martinho. O dia continua excelente! O sol magnífico! A companhia muito boa!
Ficamos lá em cima algum tempo. A contemplar todas estas maravilhas. Lá em cima tudo se relativiza! É de facto impressionante.


Chegados os últimos dois elementos da “comitiva”, lá tiramos as fotos de “família” e iniciamos a descida. De encontro ao Chão da Relva. Pelo caminho de descida pudemos verificar que o mesmo está também com muita falta de limpeza. E é pena. Neste quilómetro que separa o Pico Grande do Chão da Relva, encontramos alguns grupos de estrangeiros a caminho do cume. Vindos do Curral e da Boca da Corrida e alguns da Encumeada pela vereda que agora haveríamos de descer. O que por si só confirma que este percurso é muito procurado por muita gente de “cá de dentro” e de fora também. Merecia este trilho um pouco de cuidado.
Atingido o Chão da Relva ou Relvinhas, meus amigos é como chegar ao paraíso. Aquele sitio como disse no post anterior é de facto mágico! O dia também estava a ajudar. Descansamos lá cerca de vinte minutos. A sombra dos castanheiros com a sua folhagem tenra, fazia deste sítio o lugar perfeito para um pintor, para um músico, para um pensador. Perfeito para dar inicio a uma qualquer obra-prima!



Enfim, tempo de fazermo-nos ao caminho. Faltavam ainda cerca de oito quilómetros para atingirmos a Encumeada. Parte do percurso que tínhamos feito com os Amigos a semana passada com os Amigos da Natureza. As vistas com as giestas em flor continuavam magnificas. As perspectivas na descida de encontro ao Curral Jangão, são de facto diferentes das que temos quando efectuamos o percurso no sentido inverso. Um percurso de facto pode ter duas perspectivas dependendo do sentido dado ao mesmo percurso.
Chegamos ao bar da Encumeada eram quatro horas. Cheios de sede. Há muito que se acabara a água. A cerveja bem merecida acabaria por saciar essa mesma sede. E que bem que soube!
Momentos de boa disposição seguiram-se ainda dentro deste bar! A contar algumas peripécias do percurso e a comparar fotografias captadas durante este.
Enfim, um dia bem passado, num percurso que teve um bocado de tudo. Com boa gente e magnificas paisagens.
Obrigado J. por esta sugestão. Fico com toda a certeza a aguardar por outras!
Um abraço e até um dia destes, num qualquer caminho, num qualquer lugar desta magnifica terra!


2 comentários: