terça-feira, 16 de junho de 2009

Miradouro do Rabaçal - Levada do Alecrim - Ribeira do Lageado - 10-06-2009

Quarta-feira 10 de Junho de 2009
Neste dia, primeiro dia de umas curtas férias resolvi fazer um passeio “higiénico” como diz o meu amigo J.
Já algum tempo atrás, este percurso tinha-me sido sugerido por um outro amigo de caminhadas. Hoje era o dia perfeito para fazê-lo.
A caminho da Encumeada e depois no Paul, a chuva miudinha e o nevoeiro faziam adivinhar um péssimo dia para passeios.
Mas, e porque alguém lá por cima pedia por mim, ao chegar ao sítio dos Estanquinhos, eis que o Sol apareceu! E que dia ficou meus amigos! Perfeito!
Ao chegar ao miradouro do Rabaçal, este encontrava-se cheio de carros de turistas. Aquela zona é de facto um ex-líbris para o turismo madeirense.
Muita gente a caminho da Casa do Rabaçal para fazer um passeio até ao Risco e até as 25 Fontes. Não era o meu objectivo para hoje. O meu objectivo era a Levada do Alecrim até á sua madre: a Ribeira do Lageado.

Esta levada foi construída com o objectivo de captar e transportar as aguas desta Ribeira para a câmara de carga da Central Hidroeléctrica da Calheta . Foi concluída em 1961.
Diga-se de passagem que é um local magnífico para um passeio refrescante!
O percurso é feito nas calmas. São três quilómetros até á madre da Levada. Primeiro com as vistas sobre o Rabaçal e o seu Miradouro apinhado de carros. Depois embrenhamo-nos no urzal. Após o Urzal, as arvores aparecem e quase que abraçam este percurso. Com um dia magnífico, agora cheio de sol torna-se num percurso mágico!
A chegada á madre da levada é muito bonita. Logo por baixo da represa que faz a recolha da água da ribeira para a levada, existe um lago muito bonito! Acima deste uma pequena, mas linda queda de agua completam este quadro!
Perfeito para uma merenda, com os “ tentilhões” a esvoaçarem a nossa volta á procura das apetecidas migalhas. Bonito foi também ver um “papinho” a disputar as migalhas com os tentilhões! Perfeito quem sabe, num dia um pouco mais quente, para uma banhoca!
Para nossa surpresa, surgiram por cima desta queda de agua um grupo espanhol a praticar canyoning! Que fascinante! Que adrenalina!
Ficamos um pouco a observar a descida destes até ao lago inferior! Gente muito simpática por sinal esta gente!



Tempo de regressar ao ponto de partida. Até ao miradouro. Era cedo ainda. Resolvemos descer até á casa do Rabaçal e fazer a Vereda até ao Risco! O dia continuava perfeito!
Subimos depois até ao miradouro do Rabaçal onde tínhamos deixado o carro.
Muita gente para subir na carrinha que faz o transporte desde a casa até cá cima!
Segundo um dos motoristas destas carrinhas, a diferença entre as descidas e subidas é abismal! São cerca de 20 a 25 pessoas a descer e cerca de 100 para a subida por dia! Entende-se a razão perfeitamente!
Resumo, um passeio simples, fácil de fazer. Acessível a qualquer pessoa.
Experimente e vai ver que gosta com toda a certeza!
Encontramo-nos por aí, um dia destes, num qualquer caminho, num qualquer lugar desta terra!


1 comentário:

  1. I love these pics! Unfortunately I don´t understand Portuguese so I don´t know what You`re writing. I have been to Madeira several times and wish to go again.

    ResponderEliminar