quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Poiso - Pico do Areeiro - Pico Ruivo - Lombo Grande - Curral das Freiras - 28-11-2009

Sábado, 28 de Novembro 2009
Ultima caminhada deste ano.
Dia de um Sporting – Benfica. Perguntarão os meus amigos o que é que um jogo de futebol tem a ver com um blog de caminhadas. Pois é. Além das caminhadas, gosto muito de futebol. Do S.L. Benfica em especial. Muito em especial.
Para este dia estava programado pelos Amigos da Natureza um passeio com pernoita na casa de abrigo do Pico Ruivo. Havia muito tempo que tinha a intenção de experimentar esta caminhada “ a dois tempos”. A coincidência do calendário com este importante jogo do Glorioso, fez-me assim mudar de ideias. Por esta e por outra razão também. Que agora já não importa.
A verdade é que eu o J. já tínhamos combinado previamente fazer somente a primeira parte do passeio. Acompanharíamos assim os Amigos desde o Poiso até ao Pico Ruivo. Depois, seguiríamos caminho pelo Lombo Grande até ao Curral das Freiras, de onde regressaríamos ao Funchal de autocarro. Assim foi.
Saímos do Funchal no autocarro da carreira para o Arco de São Jorge, eram sete horas e trinta e cinco minutos.
Muitos caminheiros á partida para este primeiro dia de caminhada. Quase que completaram todos os lugares disponíveis no autocarro. Seguimos assim de encontro ao sítio do Poiso.
Começamos assim a andar verdadeiramente eram nove horas da manhã. O dia estava bom. Com sol, embora as nuvens já ameaçassem quando ao longe, olhávamos para o Pico do Areeiro.
Começamos a subir. Uma subida fácil. Com boas vistas. Alguns troços a terem de ser percorridos no asfalto contra a minha vontade. De vez em quando lá “cortamos” caminho por alguns troços de vereda. Interessante foi passar pelo Centro de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha. Este centro que engloba um terreno de cerca de 53 500 metros quadrados, foi adquirido ao Dr. Rui Silva conhecido médico e benfeitor, defensor do património natural da cordilheira central da Ilha da Madeira. Possui uma pequena casa/cabana que foi construída originalmente em 1967. De salientar o enorme trabalho desenvolvido neste espaço pela recuperação do coberto florestal endémico desta área. Hoje em dia já é possível verificar junto ao Pico do Areeiro o fruto deste árduo trabalho iniciado em 2001. De salientar que todo este trabalho é desenvolvido por voluntários. O verde de volta a este magnifico Pico!



Chegámos assim ao Pico do Areeiro eram cerca das dez horas. Foi assim tempo de tomar um revigorante café, tomado nos “pré-fabricados”, substitutos da antiga e saudosa estalagem do Pico do Areeiro, agora em ruínas.
Mais umas conversas e algumas trocas de ideias e foi agora tempo de vestir o impermeável para enfrentar o tempo que nos esperava lá fora, a caminho do Pico Ruivo. O nevoeiro era intenso. A chuva ameaçava ser valente.
Começamos assim a caminhar na velha vereda do Pico do Areeiro - Pico Ruivo, ou seja do segundo Pico mais alto da Madeira para o Pico mais alto da Madeira. Iríamos assim dos 1818 metros do Pico do Areeiro para os 1862 do Pico Ruivo! Á primeira pode parecer um desnível “pequeno”. Quem conhece o trilho sabe bem que não é bem assim.
Agora já devidamente “apetrechados” pusemo-nos a caminho da Vereda do Pico Areeiro – Pico Ruivo.





O trilho desta vereda já foi descrito num post anterior quando em 4 de Agosto fiz esta travessia. Na altura, se bem se lembram, com muito sol por companhia. Desta feita, seria literalmente “á chuva” sendo “muito bem coadjuvado” pelo nosso amigo nevoeiro.
Miradouro do Ninho da Manta, a descida para o Pico do Gato. Sempre com a chuva e nevoeiro por nossa companhia. A boa disposição, dadas as circunstancias era boa.
Fizemos o caminho pelo percurso mais curto. Pelos túneis. A subida pelas Torres não acrescentaria nada de novo a esta caminhada pelas condições climatéricas.
Levaríamos assim cerca de uma hora e meia para fazermos este percurso. Digamos que este trilho feito com nevoeiro, não provoca , a quem tem medo das alturas, vertigens. O que a meu ver, perde muito da sua adrenalina. Eu, como conheço o trilho com tempo limpo, era tempo de “aprecia-lo” de outra forma.
Pelo caminho, até ao Pico Ruivo, houve tempo ainda de recolher alguma lenha, que serviria para manter a lareira acesa, para quem iria ficar a pernoitar na casa de abrigo do Pico Ruivo.


Eu, o J. e um outro amigo, não perdemos muito tempo nesta casa de abrigo. Depois umas breves trocas de roupa, uma ida ao farnel, tomamos a vereda do Pico Ruivo – Encumeada.
O tempo tinha-se alterado substancialmente. Havia vento, chuva e nevoeiro. Seria assim até ao Curral das Freiras.
Eram onze e quarenta quando arrancamos. Uma hora depois chegamos á bifurcação onde viramos á esquerda de encontro ao Curral das Freiras pelo Lombo Grande. Mais uma hora de descida e atingiríamos a Vereda da Fajã Capitão na Fajã dos Cardos.

Estávamos encharcados. Paramos num bar junto á paragem do autocarro que nos traria de volta ao Funchal. Mudamos mais umas peças de roupa e enquanto esperávamos pelo autocarro, conversamos. Conversamos muito. Numa alegre e franca cavaqueira.
Depois das peripécias do condutor do autocarro a caminho do Funchal, devo dizer que chegamos sãos e salvos.
Como que aliviados das peripécias do transporte para a cidade, continuamos o convívio no Funchal. Era o meu último passeio deste ano. Havia que aproveitar.
Meus amigos, foi mais uma caminhada.
Em excelente companhia. Em condições não muito favoráveis. Estarei cá para continuar.
Abraço, até uma próxima caminhada na minha terra.

(PS: as poucas fotos deste passeio devem-se ás condições meterologicas - não há maquina fotografica que resista a tanta água!)

5 comentários:

  1. Caro amigo Pegadas.

    Desde já quero felicita-lo pelos excelentes artigos, fotos e blog em geral.

    No passado domingo (18-07-10) aventurei-me sozinho,no percurso descrito acima, seguindo quase "a letra" todos os seus passos. Quase, porque tendo em conta o tempo, sol abrasador com ligeira brisa e disponibilidade do tempo, não podia passar sem subir o Pico das Torres, bem como o Pico Ruivo, obviamente.

    FABULÁSTICO!...mesmo tendo em conta que ficei sem folego na subida para Torres:-)

    Vereda da Encumeada, toda coberta em flores, e trilho para Curral pelo Lombo, embora um pouco danificado, mas de uma certa forma mais "original e primitivo" como nos tempos antigos, são umas das muitas coisas que guardarei para sempre.
    Espero que o trabalho, que me trosse para Madeira, dure mais alguns meses para poder aproveitar os domingos e visitar " a sua terra" nas caminhadas.

    Próximo domingo, Ponta S.Lourenço. Pessoal da firma quere ir a água:-)

    Mais uma vez obrigado, e continue com este magnífico trabalho.

    Grande abraço
    Pawel

    ResponderEliminar
  2. Estou a pensar fazer Poiso-Pico do Areeiro na próxima semana. Pelo que percebo demora-se +/- 1 hora, correcto? E se me atrever a continuar para o Pico Ruivo, será +/- 1h30m do Pico do Areeiro até Pico Ruivo, sim?
    Obrigado!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1h30 amigo Guilherme se andar bem e não subir ao Pico das Torres. Se for para subir ao Pico das torres levará mais uma horita - principalmente se for em dia de calor como se tem feito sentir nos ultimos dias. Depois tem de pensar no regresso. Ou tem transporte na Achada do Teixeira em Santana?

      Eliminar
  3. Gostei de ler os vossos testemunhos, estou pensando fazer a caminhada começando no Pico do Areeiro e subir até ao Pico Ruivo, gostaria de saber se o circuito está fácil orientação, pois nunca fizemos....
    Obrigada.
    Gilberta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O circuito esteve recentemente aberto (nas duas alternativas) aquando do Madeira Ultra Trail. Segundo informações que me foram dadas uma das alternativas (via tuneis) foi novamente encerrada para manutenção. Quando resolver fazer este percurso aconselho a visitar a Pagina da DRFCN/DSFRN, pois segundo sei este percurso irá ser alvo no futuro de algumas obras de beneficiação embora sem datas afixadas.

      Eliminar